R. Visconde de Pelotas, 905 / Salas 31/32 / 95020-180 / Centro – Caxias do Sul/RS
(54) 3225-1017 (54) 99196-6640A prótese protocolo, mais conhecida como dentadura fixa sobre implantes, é a solução mais moderna para realizar a reabilitação dentária quando há perda total dos dentes, seja na maxila ou na mandíbula. Conheça a prótese fixa sobre implante, um dos tratamentos da Ruzzarin Odontologia, e saiba quando ela pode ser aplicada.
A prótese protocolo é uma dentadura fixa, presa em implantes dentários, sem sofrer carga mastigatória na gengiva. É indicada para pessoas que perderam todos os dentes da mesma arcada ou com problemas dentários que se indique a extração dos mesmos. Pode ser confeccionada em acrílico, porcelana ou até zircônia.
Essa é umas das melhores alternativas para a prótese convencional (dentadura), que pode trazer alguns incômodos e desconfortos para quem a usa há muito tempo. Além de ser constrangedora do ponto de vista estético, também gera algumas dificuldades na hora da alimentação – algumas vezes também na fonética, o que não acontece com a prótese protocolo. Além disso, a prótese protocolo deixa o céu da boca livre.
Todo o processo de colocação da prótese começa com a realização de alguns exames, como o de sangue, para detectar possíveis problemas de coagulação, e a tomografia computadorizada, para visualizar a quantidade de osso disponível e se é suficiente para a instalação dos implantes dentários. Caso o volume ósseo seja insuficiente, o paciente passa por um enxerto ósseo antes de prosseguir o tratamento.
Feito isso, a primeira etapa da reabilitação envolve a instalação dos implantes na arcada dentária eleita. Geralmente, são necessários de quatro a seis implantes por arcada, instalados com o uso de anestesia local ou sedação consciente realizada por médico anestesista. Em geral, demandam alguns meses de espera até que estejam completamente integrados ao osso; durante este período de recuperação, o paciente pode usar uma dentadura móvel para não ter estética e funcionalidade comprometidas.
A segunda etapa da reabilitação é a confecção e a colocação da prótese definitiva. Ela é personalizada às necessidades individuais de cada pessoa, levando em consideração pontos como o comprimento e o tamanho dos dentes, o quanto da dentição deve aparecer quando o paciente sorri e, ainda, em uma escala de cores similar aos dentes remanescentes para assegurar naturalidade e harmonia.
Para garantir a satisfação do paciente e uma adaptação mais fácil, é realizado um teste de mock-up da prótese. Essa é uma última prova antes da instalação definitiva, oportunidade para fazer os ajustes finais e dar mais segurança na realização do procedimento.
A prótese protocolo apresenta diferentes benefícios, como a melhora da autoestima, da fonética e da estética. Ao ser comparada à dentadura móvel, conta com maior estabilidade e segurança para o paciente, além de ser mais fácil de limpar, melhorando assim a higiene bucal.
Essa prótese pode, ainda, reduzir casos de mau hálito e outros problemas de saúde bucal que surgem quando há uma presença muito grande de bactérias na cavidade oral – devido à dificuldade de manter a boca higienizada e doenças bucais adjacentes. Para completar, outras vantagens da dentadura fixa são:
Não há como definir de antemão um valor para a colocação da prótese protocolo. Isso ocorre porque ele depende de diferentes fatores, como o número de implantes instalados, o material utilizado para a confecção da dentadura, se o paciente necessita de enxerto ósseo, entre outras variáveis.
Por isso, o recomendado é procurar um cirurgião dentista de confiança e que tenha domínio sobre a técnica, para fazer uma avaliação. O profissional analisará todos os pontos e indicará o melhor planejamento em cada caso, evitando que sejam feitas escolhas equivocadas, baseadas somente no orçamento final.
Conheça alguns casos clínicos realizados pela nossa equipe e entenda as etapas necessárias para um tratamento estético com Lente de Contato Dental.