Saiba o que é o tártaro nos dentes e como removê-lo

Uma camada dura e amarelada, ou até marrom, o tártaro é uma calcificação sobre os dentes. Além do desconforto estético pelo sorriso menos atraente, o tártaro pode causar problemas bucais graves se não for removido de forma adequada. Assim, para te ajudar no combate a esse vilão, separamos a seguir as principais recomendações e algumas dicas importantes da Ruzzarin Odontologia. Confira!

Como surge o tártaro?

O tártaro, ou cálculo dental, nada mais é do que a placa bacteriana calcificada que pode recobrir os dentes e até parte da gengiva. Porém, ao contrário da placa que é praticamente incolor, nessa formação mineral é mais comum uma cor marrom ou amarela.

Ele se desenvolve em decorrência de uma higiene bucal ineficiente, com escovação inadequada e falta do uso do fio dental, especialmente após o consumo de alimentos ricos em açúcares. Caso não seja removida, essa calcificação ocasiona manchas nos dentes, porque o tártaro é poroso e absorve pigmentos (chá, café, cigarro etc.) com mais facilidade.

Tipos de tártaro

Existem dois tipos de tártaro. O primeiro é o supragengival, que se forma na parte visível do dente e pode ser identificado pelo próprio paciente ao conferir no espelho, pois fica acima da gengiva e tem coloração característica da mineralização.

O segundo tipo de tártaro é o subgengival. Este não pode ser visto, pois está aderido ao dente abaixo da linha da gengiva.  Sua cor também é diferente, mais escurecida e até esverdeada.

Tártaro pode causar problemas bucais

O tártaro favorece o surgimento de cáries, problemas gengivais e mau hálito, pois abre caminho para que a placa bacteriana cresça e ocupe mais espaço nas estruturas bucais. A partir daí, as bactérias vão se alimentar dos micro-organismos e dos restos de comida presentes.

Então, algo inicialmente inofensivo, pode se tornar um grande incômodo e causar até mesmo a perda dentária. A presença de tártaro tem consequências para o sorriso, facilitando o aparecimento de doenças, como gengivite e à periodontite, que pode levar à perda dos dentes.

Gengivite e periodontite

Se a quantidade de tártaro acumulado no dente for grande, pode alcançar a gengiva e dar início a uma inflamação, a gengivite. Nesses casos, a gengiva fica sensibilizada, sangrando espontaneamente ou após a escovação ou o uso do fio dental.

A periodontite é uma evolução desse problema, sendo ainda mais grave se não for tratada corretamente. As doenças periodontais podem causar a perda do dente quando não há acompanhamento especializado e higienização eficiente.

Remoção de tártaro só no dentista!

Quando o tártaro já está bem aderido aos dentes, a higiene bucal sozinha não adianta mais para que o paciente se livre dele. Essa placa calcificada deve ser removida por um dentista qualificado e com auxílio de instrumentos odontológicos para raspagem.

Durante a consulta, é realizada uma limpeza profunda, que retira o tártaro e deixa o sorriso saudável, livre da sujeira.

Embora pareça simples, pode haver a necessidade de repetir o procedimento em uma segunda consulta quando a quantidade de tártaro calcificado é grande. Além disso, a remoção supragengival e subgengival é diferente; o tártaro abaixo da gengiva requer uma técnica mais apurada para raspagem  e, normalmente mais consultas para sua remoção.

Receitas caseiras prejudicam os dentes

Em hipótese alguma você deve fazer tratamentos caseiros para a remoção do tártaro! Vinagre, limão e bicarbonato de sódio são componentes ácidos e abrasivos, que desgastam o esmalte do dente, aumentam a sensibilidade e as chances do desenvolvimento de cárie e outras lesões. Cuidado!

É possível evitar o tártaro com hábitos corretos

A melhor forma de evitar a formação do tártaro é manter os hábitos de higiene bucal conhecidos, como escovação e uso do fio dental após as principais refeições e antes de dormir. Isso diminui o acúmulo de resíduos e da placa bacteriana ou biofilme dentário.

Além disso, a alimentação equilibrada também pode ajudar: evite açúcares e carboidratos, pois eles favorecem a reprodução das bactérias da boca. Por fim, visite seu dentista regularmente para que ele faça o acompanhamento profissional e garanta a saúde do seu sorriso!