R. Visconde de Pelotas, 905 / Salas 31/32 / 95020-180 / Centro – Caxias do Sul/RS
(54) 3225-1017 (54) 99196-6640A prótese dentária tem o objetivo de melhorar o sorriso do paciente por meio da substituição de um ou mais dentes faltantes ou até mesmo dentes que estejam desgastados. A prótese dentária também auxilia na melhora da mastigação e fala, que, por conta da falta de algum dente, tornam-se prejudicadas. Existem diferentes tipos de próteses dentárias, e a indicada pelo dentista dependerá da quantidade de dentes comprometidos ou em falta.
As próteses são classificadas como parciais, quando há apenas a necessidade de substituir alguns dentes faltantes, ou totais, quando existe a necessidade de substituir todos os dentes. Além de parciais e totais, as próteses são classificadas como removíveis, que é quando o paciente pode removê-las para fazer a higienização, ou fixas, que é quando a prótese é implantada na mandíbula ou quando os dentes faltantes são parafusados.
Normalmente esse tipo de prótese é removível e é indicada para substituir a falta de algum dente. Seja ela removível ou móvel, a prótese dentária parcial tem uma estrutura metálica que mantém os dentes saudáveis e são utilizadas apenas para substituir os dentes que estão faltando, ajudando no processo de mastigação e fala. Esse tipo de prótese é indicada pelo dentista quando não é possível ser colocado algum implante.
Ainda como prótese parcial removível, há a prótese parcial removível flexível. O que muda é que sua estrutura não é metálica, garantindo maior conforto. Porém é indicado que o paciente tenha uma boa higienização bucal, caso contrário, ao longo do tempo, a prótese pode escurecer e causar inflamação na gengiva.
Ainda como opção de prótese dentária parcial, há a prótese parcial removível provisória, que é mais indicada quando há a colocação de um implante, mas a saúde bucal do paciente está prejudicada.
É popularmente conhecida como dentadura e sua colocação é indicada quando o paciente teve a perda de vários dentes. Essa prótese é feita de acordo com o formato, tamanho e cor dos dentes naturais. Normalmente essa prótese dentária é removível e recomendada quando fala e mastigação são prejudicados por conta da falta de dentes.
Assim como você envelhece com o passar dos anos, sua boca também muda. Então, depois de um período de tempo, a prótese dentária precisará ser ajustada. Essas mudanças que ocorrem na boca com o passar do tempo, tornam as próteses mais soltas e dificultam a mastigação. É recomendado procurar o seu dentista ao menos uma vez ao ano para fazer uma avaliação.
Conheça alguns casos clínicos realizados pela nossa equipe e entenda as etapas necessárias para um tratamento estético com Lente de Contato Dental.