Exodontia de sisos
A extração de sisos, como é também popularmente conhecida, é a cirurgia de retirada dos dentes terceiros molares, que são conhecidos também como dentes do juízo. A extração destes dentes pode ser feita quando eles já nasceram ou até mesmo para os chamados dentes inclusos, que não irão nascer.
Pessoas indicadas a exodontia de sisos
A exodontia de sisos é indicada apenas quando os dentes sisos não nasceram de forma adequada, ou seja, quando eles comprometam a arcada dentária. Caso não haja o comprometimento, não é necessária sua extração, pois o siso funcionará como os demais dentes do fundo. Confira quando procurar um dentista:
- Quando houver a incapacidade de higienizar de forma adequada por falta de acesso com a escova;
- Pressão ou “empurramento” dos outros dentes, que possa gerar alguma fratura ou trauma ou até a perda de alinhamento dos dentes;
- Alterações da mordida e da fala;
- Sisos inclusos: quando não conseguem nascer por conta do pouco espaço ou má posição do restante dos dentes;
- Sisos tomados por infecções;
- Quando há contato da raiz do siso com o segundo molar, que gera dor e, possivelmente, no futuro, acabe ocasionando um tratamento de canal;
- Caso haja dor em outras partes da face, como ouvidos.
Cuidados após o procedimento de exodontia de sisos
- Utilize gelo: compressas com gelo são importantes para aliviar a dor e o inchaço na região após a exodontia de sisos. O ideal é aplicar com uma toalha úmida durante 10 minutos e repetir sempre que achar necessário;
- Cuide com a alimentação: sorvetes e alimentos gelados podem ajudar a diminuir o inchaço após a exodontia de sisos. Mas além disso é recomendado que haja uma dieta líquida e pastosa. Alimentos quentes devem ser evitados para não prejudicar a cicatrização da exodontia de sisos;
- Cuidados com os medicamentos: seu dentista irá indicar alguns medicamentos após o procedimento para que não haja complicações. Porém, é importante que esses remédios sejam tomados de acordo com o solicitado pelo profissional. Se perceber que os medicamentos não estão fazendo o efeito necessário, converse com o seu dentista, mas não tome o dobro do que foi solicitado ou outro remédio por conta própria.
- Não fume: você terá uma ferida na boca, então é importante não fumar, pois as substâncias tóxicas do cigarro penetram na mucosa aumentando o rico de infecção. Evite usá-los para ter sucesso na recuperação.
- Evite ingerir bebidas alcoólicas: as bebidas alcoólicas devem ser evitadas, pois, provavelmente, seu dentista irá indicar algum antibiótico, e essa medicação não deve ser misturada com bebidas alcoólicas para que o efeito tenha o mesmo resultado.
- Tenha uma boa higiene bucal: a escovação é importante em todos os momentos, mas após a exodontia de sisos ela é muito mais importante. Porém, nos primeiros dias após a extração do siso, é indicado que haja uma escovação mais suave e com mais cuidados, sem bater a escova na região que foi realizado o procedimento. Mesmo que haja desconforto na hora da escovação por conta dos pontos, não se pode deixar de ter uma boca limpa e saudável.
- Retorne ao consultório do seu dentista: o tempo de retorno ao dentista será indicado pelo próprio profissional. O retorno ao consultório será para a retirada dos pontos e conferir a cicatrização.
O dente do siso provoca mudança de posição dos outros dentes?
Quando não há espaço para o siso nascer, sim, eles podem empurrar e desalinhar os outros dentes, provocando problemas de má oclusão dentária e dores nas articulações. Assim, é importante que em casos de dente inclusos, semi inclusos ou impactados, eles necessitam de ser extração de sisos, para que não haja problemas no restante da arcada dentária.
Tem alguma dúvida sobre os nossos tratamentos? Envie sua mensagem no formulário abaixo