R. Visconde de Pelotas, 905 / Salas 31/32 / 95020-180 / Centro – Caxias do Sul/RS
(54) 3225-1017 (54) 99196-6640A odontologia estética e os procedimentos disponíveis para a região da gengiva evoluíram muito nos últimos anos. Com relação à estética gengival, os fatores que influenciam na sua beleza e aparência estética, geralmente estão relacionados a posição, alinhamento, coloração, excesso ou falta do tecido gengival.
As principais queixas dos pacientes em relação a gengiva são: sorriso gengival (quando a gengiva aparece muito ao sorrir); níveis de gengiva desalinhados (um dente parece maior ou menor que outro); raiz do dente exposta por conta da recessão gengival (dentes longos e sensíveis); espaços entre a gengiva e o dente; coloração (gengiva escurecida); sangramentos e inflamação das gengivas.
É o nome dado à cirurgia plástica que corrige as proporções gengivais na moldura do sorriso. É uma técnica simples e com recuperação rápida, feita com um recorte direto das gengivas desalinhadas (ou em excesso) para que o tecido se realinhe em volta dos dentes. A gengivoplastia é uma técnica de estética gengival que pode ser realizada em mais de um dente, em pequenas correções, ou associada a procedimentos mais complexos. Essa cirurgia é recomendada para pacientes que tenham à mostra mais a gengiva do que os próprios dentes na hora de sorrir, ou um desalinhamento dos contornos gengivais.
Além da incisão das gengivas, neste caso trabalha-se também o recontorno e a altura do osso em torno das raízes e coroas dentárias. Esse tipo de procedimento é recomendado para pacientes que possuem o sorriso gengival pronunciado, e que desejam corrigir a estética da gengiva para alinhar e nivelar as gengivas que necessitam de correções maiores.
É indicado para procedimentos que vão desde o recobrimento de raízes expostas à recuperação estética de gengivas que, ao longo do tempo, foram afetadas pelo metal de implantes dentários e próteses dentárias fixas ou, até mesmo, por dentes escurecidos após um tratamento de canal. O enxerto gengival é um procedimento com múltiplas indicações e de excelentes resultados.
O período de recuperação desses procedimentos irá depender da saúde geral do paciente, da área que foi operada e das técnicas utilizadas para melhorar sua estética gengival. Para os procedimentos de alinhamento gengival por recorte, a recuperação é simples. Já o pós-operatório da cirurgia plástica gengival, associada ao enxerto de gengiva, exige maiores cuidados. Além disso, a utilização de técnicas minimamente invasivas com uso de lupas e microscopia possibilita uma melhora significativa no conforto pós-operatório, favorecendo também a cicatrização acelerada dos tecidos. Na recuperação, é indicado que o paciente se dedique aos cuidados necessários para que haja um maior nível de satisfação nos resultados.
Os cuidados pós-operatórios dos diferentes procedimentos estéticos periodontais basicamente seguem os mesmos princípios e orientações dos demais tratamentos relacionados à saúde bucal. Conforme cada caso e o desenrolar do procedimento são feitas alterações individualizadas para esses cuidados pós-cirúrgicos que, em geral, se resumem a:
Esses procedimentos são realizados no ambiente de consultório, sob anestesia local, o que permite que o paciente seja liberado assim que o procedimento for finalizado. A recuperação é tranquila e deve ser acompanhada de perto pela equipe clínica. Caso seja de um procedimento mais complexo e o paciente queira, pode-se optar ainda por realizar o procedimento sob sedação no ambiente da clínica ou hospitalar.
Conheça alguns casos clínicos realizados pela nossa equipe e entenda as etapas necessárias para um tratamento estético com Lente de Contato Dental.