R. Visconde de Pelotas, 905 / Salas 31/32 / 95020-182 / Centro – Caxias do Sul/RS

(54) 3225-1017 (54) 98445-2523

Blog Ruzzarin

Saúde periodontal e problemas sistêmicos

Saiba qual a relação da saúde periodontal com o desenvolvimento de problemas sistêmicos no organismo.

Por Dra. Patrícia Deon Pissetti – CRO-RS 12593

Que a higiene bucal é um fator importantíssimo para evitar o surgimento de doenças como a gengivite e a periodontite, não é nenhuma novidade. Você sabia que essas doenças podem estar relacionadas a diversos problemas sistêmicos, como a diabetes e doenças cardiovasculares?

No artigo de hoje, vamos saber mais sobre a relação da saúde periodontal com as doenças sistêmicas. Confira!

O que são doenças periodontais?

As doenças periodontais são aquelas que atingem a gengiva, o osso ou o ligamento periodontal, tais como: a gengivite e a periodontite. Essas doenças são causadas pelo acúmulo de bactérias, geralmente devido a uma higienização oral ineficiente e, têm como principais sintomas: o sangramento gengival, mau hálito, gengivas inchadas, avermelhadas, retraídas além de sensibilidade nos dentes.

A doença periodontal apresenta seus reflexos inflamatórios não só na gengiva, mas no organismo como um todo. Quando ela está presente, a quantidade de mediadores inflamatórios no corpo aumenta, podendo exacerbar e interferir em outras condições gerais do paciente. Além disso, fatores ambientais, comportamentais e sistêmicos têm sido associados a um maior risco ao desenvolvimento de periodontite.

O que são doenças sistêmicas?

As doenças sistêmicas são aquelas que determinam alterações patológicas em diversos órgãos do corpo como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Esses problemas podem ser causados por fatores diversos. Têm-se estudado a associação das doenças periodontais com problemas sistêmicos e como a manutenção da saúde do periodonto pode ajudar a manter a saúde como um todo.

Como a saúde bucal pode afetar o organismo?

Pesquisas apontam para a possibilidade de os microrganismos da cavidade bucal migrarem pela corrente sanguínea para órgãos como o coração, pulmão e outros, favorecendo o desenvolvimento de doenças sistêmicas diversas. Da mesma forma, também existem hábitos como o tabagismo, que afetam negativamente a saúde sistêmica, e ainda podem interferir negativamente nos tecidos periodontais sendo um dos fatores de risco reconhecidos para a doença periodontal além da diabetes.

Nesse sentido, faz-se necessária a existência de um olhar mais abrangente da Odontologia, a fim de compreender a saúde periodontal como uma parte do todo, já que todos os sistemas estão interligados no organismo humano. Com isso, quando há a correta interpretação de um problema periodontal, por exemplo, é possível tratá-lo a tempo para que ele não predisponha uma doença sistêmica ou ainda exacerbe uma condição de doença pré-existente. O controle da doença periodontal em um paciente diabético ou hipertenso, por exemplo, ajuda no controle dos níveis de glicose e pressão arterial.

Doença periodontal x Doença sistêmica

Confira abaixo três exemplos de condições sistêmicas e sua relação com doenças periodontais:

Diabetes:

Quando a doença periodontal está num grau avançado, o nível de glicose também tende a se elevar. Por isso, quando o nível de glicose está alto no organismo de um paciente diabético, por um longo período, as chances da ocorrência de complicações se multiplicam.

Neste sentido, é possível afirmar que, controlando a doença periodontal, você também controlará o nível de glicose. Da mesma forma, pode-se inferir que, a presença de uma inflamação crônica, como a periodontite pode ter um efeito negativo no controle glicêmico de um paciente diabético.

Doenças Cardiovasculares:

Pesquisam apontam que bactérias encontradas no biofilme (placa bacteriana) subgengival também foram encontradas em placas ateroscleróticas, evidenciando que as bactérias presentes na gengiva têm livre acesso a várias partes do nosso organismo. Esses micro-organismos ativam moduladores inflamatórios que podem exacerbar inflamações sistêmicas e induzir a agregação plaquetária. Desse modo, têm-se pesquisado a interação entre a presença de periodontopatógenos e sua associação na formação de placas ateromatosas cardíacas.

Stress e fatores psicológicos associados:

Embora ainda não haja evidência conclusiva a respeito a associação direta entre fatores psicológicos e doenças periodontais, o paciente que sofre de ansiedade pode desenvolver problemas bucais como o bruxismo (hábito de ranger os dentes de forma contínua) por exemplo.  

O bruxismo ou, ainda, o apertamento dentário torna-se um hábito repetitivo, que contribui diretamente para um maior desgaste dos dentes, e que pode levar a problemas mais sérios nos ossos e na articulação da mandíbula. Além disso, o paciente que sofre de stress/ansiedade pode ainda apresentar lesões gengivais agudas, dolorosas e recorrentes que interferem na sua saúde e na sua qualidade de vida.

A importância da periodontia para a prevenção de doenças

A periodontia é a especialidade responsável pela manutenção dos tecidos que sustentam e protegem os dentes (gengiva e ossos), e atua na prevenção e tratamento de processos inflamatórios ou infecciosos, para garantir mais saúde e estética gengival às pessoas.

Nesse sentido, é extremamente importante controlar a saúde da gengiva para identificar a associação ou agravamento de uma condição sistêmica já existente no nosso corpo. Ou seja, considerando-se que a doença periodontal pode desencadear inúmeros problemas relacionados à saúde geral do organismo, quanto mais preocupado em manter a saúde bucal você estiver, mais seguro e saudável estará o seu corpo como um todo.

Prevenção e tratamento das doenças periodontais

Aspectos simples como a escovação correta e frequente, o uso de fio dental, enxaguantes bucais com agentes antimicrobianos indicados pelo seu dentista podem auxiliar na prevenção das doenças periodontais. Quanto ao tratamento ideal para seu caso, é necessária a avaliação por um periodontista para identificar qual o problema, nível de gravidade e a melhor opção para solucioná-lo.

Além disso, quando a doença já estiver em um estágio avançado e associada a doenças sistêmicas, pode ser indicado um tratamento multiprofissional, envolvendo especialistas de outras áreas para garantir a saúde do organismo como um todo, de maneira mais rápida e eficaz. Afinal, a saúde periodontal e a saúde sistêmica andam juntas, e quando bem preservadas, garantem a você muito mais qualidade de vida.


Resultados de pacientes da Ruzzarin Odontologia.

Conheça alguns casos clínicos realizados pela nossa equipe e entenda as etapas necessárias para um tratamento estético com Lente de Contato Dental.