R. Visconde de Pelotas, 905 / Salas 31/32 / 95020-180 / Centro – Caxias do Sul/RS

(54) 3225-1017 (54) 99196-6640

Blog Ruzzarin

Retração/Recessão Gengival

Retração/Recessão Gengival

As retrações gengivais podem ser causadas por múltiplos fatores, como doenças na gengiva e/ou trauma mecânico devido ao uso de escova de dentes com cerdas mais duras do que o ideal. No artigo de hoje, vamos conhecer as principais características da retração/recessão gengival, suas consequências para a saúde bucal e as melhores opções para o tratamento, disponíveis na área de Periodontia. Confira!

O que é retração/recessão gengival?

A retração ou recessão gengival é caracterizada pela perda ou diminuição do tecido da gengiva, reduzindo o espaço de cobertura do dente, deixando sua raiz exposta e podendo causar desconforto e sensibilidade ao paciente. De acordo com especialistas, esse é um dos problemas mais comuns entre a população, e pode estar relacionado a diferentes hábitos e fatores, como a má higienização dos dentes. No entanto, é importante destacar que a retração/recessão gengival pode ocorrer até mesmo em bocas saudáveis, por isso é preciso estar atento aos sintomas e realizar visitas frequentes ao seu dentista.

Causas da retração gengival

A retração/recessão gengival não tem uma causa única, podendo inclusive ser provocada pela combinação de inúmeros fatores. Entre as causas mais comuns do problema, estão:

  • Posicionamento: a falta de alinhamento dos dentes pode causar recessão gengival.
  • Escovação: força demasiada com a escova de dentes ou no uso de fio dental.
  • Ranger de dentes ou bruxismo: este hábito pode ser a causa de muitos outros males dentais além da retração gengival, por isso procure a ajuda de um dentista.
  • Genética: se um ou ambos pais têm retração de gengiva, o paciente possui maior risco de desenvolver essa condição.
  • Trauma no tecido da gengiva: o tecido pode recuar quando sofre um ferimento traumático em um ou mais dentes.
  • Saúde bucal ruim: quando o paciente não realiza a higiene bucal da forma correta, pode desenvolver periodontite, que leva à recessão gengival.

Qual o melhor tratamento para retração/recessão gengival?

Não existe um tratamento específico para este problema, pois tudo depende da gravidade da retração em cada paciente. Ou seja, se a retração da sua gengiva for leve, o diagnóstico precoce pode apontar que não há necessidade de nenhum tratamento complexo para corrigir o problema. Nesses casos, o dentista poderá ainda auxiliar na identificação da causa da retração para que uma reavaliação dos hábitos e melhor proteção à saúde.

Em casos mais graves, pode ser necessária algum tipo de intervenção, onde é indicado que o seu dentista trabalhe em conjunto com um periodontista (que é o profissional especialista em gengivas), para decidir a melhor opção para resolver o problema. De maneira geral, é necessária uma mudança de hábitos por parte do paciente com relação à saúde bucal, podendo, em alguns casos, ser indicada também uma raspagem (limpeza profunda) e o polimento radicular.

Cabe destacar que quando a retração gengival está em um estágio avançado, pode ser preciso realizar um tratamento cirúrgico, chamado de enxerto de gengiva. Para isso, o cirurgião utiliza o tecido conjuntivo, retirando parte do céu da boca, o palato, para então enxertar na gengiva. Durante o processo, uma camada mais superficial da gengiva é erguida, o que permite a remoção da camada que, na sequência, será posicionada com pontos de sutura.

Enxerto de tecido gengival para tratamento da retração/recessão

ruzzarin odontologia
Antes: paciente com retração/recessão gengival na parte superior.
ruzzarin odontologia
Durante: trans-operatório com o enxerto de tecido gengival em posição.
ruzzarin odontologia
Depois: gengiva cicatrizada 60 dias após a cirurgia.

Pode-se dizer que o primeiro passo para tratar um paciente com recessão gengival é remover o fator causal, seja tratando uma inflação, trocando a escova de dentes por uma mais macia, ou instruindo o paciente sobre manobras de escovação e a frequência com que ele deve escovar os dentes. Nas fotos acima, apresentamos o caso clínico realizado pelo Dr. Juliano Busetti. Após removido o fator causal, o tratamento da retração em si foi realizado com uma microcirurgia de enxerto gengival, que tornou possível reestabelecer a gengiva. Como protocolo, é possível utilizar parte do tecido gengival do próprio paciente, o qual será retirado do céu da boca, ou então de um material de origem animal.

Além do enxerto de tecido gengival, em alguns casos também pode ser feito um tratamento com ácido na raiz do dente a ser recoberta. Logo em seguida, o profissional faz a aplicação de um gel composto de células de esmalte dentário, de origem animal, que estimula a cicatrização do enxerto e a regeneração dos tecidos ao redor dos dentes, garantindo um resultado muito mais eficaz ao procedimento.

Qual o valor do enxerto gengival?

Não há um valor específico para o enxerto de tecido gengival. Assim como os demais procedimentos odontológicos, é necessário um diagnóstico individual e personalizado para analisar as necessidades de cada paciente e definir a melhor opção para tratar cada caso. Por isso, é imprescindível buscar a orientação de profissionais de confiança, que atendam em ambientes seguros e certificados para garantir o máximo de proteção à saúde, além de um resultado satisfatório. A Ruzzarin Odontologia, com sede em Caxias do Sul, dispõe dos mais variados serviços na área, sempre prezando pela qualidade e pelo bem-estar de seus pacientes. Entre em contato para mais informações.


Resultados de pacientes da Ruzzarin Odontologia.

Conheça alguns casos clínicos realizados pela nossa equipe e entenda as etapas necessárias para um tratamento estético com Lente de Contato Dental.