R. Visconde de Pelotas, 905 / Salas 31/32 / 95020-180 / Centro – Caxias do Sul/RS
(54) 3225-1017 (54) 99196-6640Os dentes sisos ou “dentes do juízo” são os últimos molares a romperem a cavidade oral. E quando não há espaço para o siso nascer, é possível que ele empurre ou desalinhe os demais dentes, provocando problemas de má oclusão dentária e dores nas articulações. Com isso, para evitar problemas no restante da arcada dentária, é indicada a cirurgia de extração de siso. Saiba mais sobre o assunto no artigo de hoje.
O dente siso costuma erupcionar ou “nascer” entre os 17 e os 21 anos de idade, mas há inúmeros casos em que o início da erupção ocorre após esse período. Em condições normais, o dente siso vai nascendo progressivamente sem qualquer tipo de sintomatologia, como acontece com os outros dentes, até a sua completa erupção.
Ao todo, temos quatro dentes sisos – dois superiores e dois inferiores – que nascem de forma aleatória e ficam localizados atrás de todos os outros dentes. No entanto, existem casos em que se verifica uma agenesia dos sisos, ou seja, uma ausência da formação do gérmen que origina o dente, ocasionando a inexistência dos dentes sisos.
Muitas vezes, o siso fica como um dente incluso ou semi-incluso, geralmente quando não há espaço suficiente para o seu devido posicionamento na arcada dentária, ou quando ele se encontra em posição “horizontal” ou “deitado” dentro do osso maxilar, não permitindo assim a sua erupção.
Nas situações em que o siso fica incluso, é possível verificar a reabsorção das raízes do dente vizinho (nas zonas onde há contato intraósseo), ou o aparecimento de cárie nos casos em que fica parcialmente erupcionado (semi-incluso), devido ao impacto com os alimentos e a dificuldade de higienização. Em casos mais raros, os sisos inclusos também podem originar o aparecimento de quistos (cistos) ou tumores no interior do osso que os circundam.
Como toda cirurgia, a exodontia de siso requer um planeamento prévio. Em um primeiro momento é realizado um raio-x para verificar a posição e forma das raízes e estruturas adjacentes. E, apesar de temida por muitos pacientes, a extração dos dentes sisos não precisa ser um episódio traumático e doloroso. Durante sua realização é feita uma anestesia local para garantir maior segurança ao paciente contra dores ou qualquer tipo de desconforto, e também é possível aplicar uma sedação em casos de pessoas muito ansiosas ou que têm medo da cirurgia.
Na sequência, é feita a extração do dente, com toda a estrutura que faz parte dele. O tempo do procedimento pode variar bastante, dependendo do caso de cada paciente. Em casos de dentes inclusos, semi-inclusos ou impactados, é necessária a extração de sisos para evitar problemas no restante da arcada dentária. A cirurgia apresenta baixíssimo risco e pode ser realizada sem a necessidade de internação. Em todo caso, é importante consultar um especialista para saber se você está apto à cirurgia.
Apesar da cirurgia não oferecer riscos ao paciente, após o procedimento são necessários alguns cuidados, tais como:
Quer saber mais sobre a cirurgia de extração de sisos? A equipe da Ruzzarin Odontologia oferece assistência completa para o seu tratamento odontológico, estando à disposição para orientar você sobre este e muitos outros procedimentos. Entre em contato!
Conheça alguns casos clínicos realizados pela nossa equipe e entenda as etapas necessárias para um tratamento estético com Lente de Contato Dental.