R. Visconde de Pelotas, 905 / Salas 31/32 / 95020-180 / Centro – Caxias do Sul/RS
(54) 3225-1017 (54) 99196-6640Todo mundo já sabe que a escovação dos dentes é um hábito básico de higiene e deve ser realizada ao menos três vezes por dia, ou após cada refeição, para ajudar a manter a saúde bucal em dia. Entretanto, você já pensou em apostar nas escovas elétricas?
Essa tecnologia é perfeita para quem busca mais eficiência e praticidade, com algumas vantagens sobre o tradicional modelo manual. Neste artigo, saiba porque pode ser interessante começar a usar a escova de dente elétrica!
Conforme pesquisa realizada pela Associação Dental Americana, tanto a escova elétrica quanto a manual são eficazes ao promover a remoção da placa bacteriana dos dentes. Ou seja, ambos os modelos são ótimas opções para uma higiene bucal adequada.
Todavia, a escova dental elétrica realiza uma limpeza mais profunda, promove diferentes tipos de movimentação e poupa o usuário do esforço de movimentos repetitivos. Porém, essa tecnologia demanda mais investimento na hora da aquisição, quando comparada à escova manual.
A principal vantagem da escova elétrica está na consistência dos movimentos. Com isso, garante a precisão da limpeza, em todos os espaços, dificultando o acumulo da placa. Essa funcionalidade é ótima para pessoas que apresentam alguma dificuldade motora.
O modelo elétrico também é vantajoso para pacientes com aparelhos ortodônticos. As rotações facilitam a higiene bucal – que é dificultada pelos braquetes – tornando a limpeza mais efetiva.
Além de promoverem a remoção da placa e a redução dos casos de gengivite, as escovas elétricas são uma ótima opção para pessoas com deficiência ou alguma dificuldade motora, como idosos, crianças, pacientes com artrite e paralisias parciais. Nesses casos, o modelo elétrico é mais fácil de ser manejado, o que melhora toda a experiência ao dar para o paciente a independência de fazer essa atividade simples sozinho.
Essa tecnologia combina comodidade e conforto. Por não precisar da aplicação de força ou demandar movimentos intensos – como a escova manual –, ela diminui a probabilidade de lesões comuns entre pessoas com gengivas sensíveis, bem como a abrasão e a sensibilidade dentária.
Antes de mais nada, busque a recomendação do seu dentista assim que resolver optar pelos modelos elétricos. Um profissional saberá indicar a melhor opção para o seu caso, especialmente quando se trata de pessoas com dentes sensíveis ou que usam aparelhos ortodônticos, pois esses pacientes precisam ter um maior cuidado.
Hoje, há três tipos principais de escovas de dente elétricas: as tradicionais rotatórias; as sônicas, com mais movimentos por minutos; e a ultrassônica, que oferece uma limpeza mais intensa. Pontos interessantes para se estar atento ao escolher um modelo são os tipos de cerdas, a resistência à água, a presença de funcionalidades adicionais e as formas de carregamento.
As escovas dentais elétricas funcionam por meio de pilhas e baterias, descartáveis ou recarregáveis. Contudo, tenha em mente que um desgaste natural das cerdas vai ocorrer com o uso e, por isso, de tempos em tempos ela deve ser substituída.
O período médio de uso da escova elétrica é de três meses, assim como as escovas mais comuns. Mas uma das grandes vantagens do modelo elétrico está exatamente na hora da troca: você não precisa descartá-la, podendo apenas trocar a parte da cabeça da escova, em que fica as cerdas e que possui a opção de refil.
Para finalizar, trouxemos algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença no uso da escova elétrica e que melhoram muito o resultado da sua escovação. A primeira coisa que você deve fazer é ligar a escova somente quando ela já estiver em contato com os dentes, e não antes, evitando assim possíveis atritos ou que o creme dental saia voando.
Uma boa limpeza da dentição leva pelo menos dois minutos. Você pode distribuir esse tempo entre os quadrantes da boca – superior esquerdo, superior direito, inferior esquerdo e inferior direito –, dedicando, assim, 30 segundos para cada um deles. Comece pelo lado externo e passe depois para o interno, movimentando no sentido horizontal.
Por fim, nunca esqueça de também escovar a língua, garantindo a máxima higiene. Isso deve ser feito de forma delicada, para não machucar. Pronto, com esse passo a passo simples você tira o melhor proveito da escova dental elétrica e ainda ajuda sua saúde bucal!
Conheça alguns casos clínicos realizados pela nossa equipe e entenda as etapas necessárias para um tratamento estético com Lente de Contato Dental.