R. Visconde de Pelotas, 905 / Salas 31/32 / 95020-180 / Centro – Caxias do Sul/RS
(54) 3225-1017 (54) 99196-6640O assunto da vez é a harmonização facial. Cada vez mais pessoas estão buscando alternativas para melhorar determinados aspectos do seu visual sem abrir mão da naturalidade. Afinal, preservar os traços e expressões naturais do rosto é um passo fundamental para alcançar o resultado ideal. Mas o que seria de um belo rosto, sem um sorriso à altura, não é? No artigo de hoje, vamos falar sobre a nova face da odontologia: a harmonização orofacial. Confira!
Há muitos anos, a Odontologia se restringia ao tratamento de problemas ligados à funcionalidade e saúde dos dentes. No entanto, com o passar dos anos, essa característica se fundiu à estética, e a preocupação agora também compreende a forma como os dentes se apresentam no sorriso do paciente.
A harmonização orofacial nada mais é do que a busca pelo equilíbrio estético e funcional da face e do sorriso, a fim de obter um resultado mais harmonioso. Isso ocorre porque, muitas vezes, após um tratamento odontológico, o paciente ainda não se sente confortável com a sua imagem devido à presença de rugas ao redor da boca, lábios sem volume, ou linhas de expressão, por exemplo.
Nesse momento, entra em cena a harmonização facial, que reúne uma série de procedimentos estéticos e/ou cirúrgicos para melhorar aquilo que causa insatisfação visual no paciente. O procedimento pode incluir a realização de bichectomia, aplicação de toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico, fios de sustentação, entre outros tratamentos.
O processo também pode ocorrer da maneira inversa, quando o paciente realiza primeiro a correção da face, e sente falta de algo para complementar esse resultado: um belo sorriso. Atualmente, a odontologia estética vem ganhando espaço graças às suas possibilidades de tratamento, sendo as principais a aplicação de resina e a colocação de lentes de contato dentais. Saiba mais sobre as vantagens de cada uma delas:
É indicada para reabilitar dentes que sofreram algum tipo de dano ou fratura. Se comparada a outros materiais restauradores, a resina tem como principal vantagem a preservação dental e o procedimento, em geral, pode ser feito em apenas uma sessão. Isso porque, por ser um material adesivo, ela não necessita de desgastes da estrutura dental sadia para permanecer contida nos preparos cavitários.
Além disso, também são diferenciais da resina:
Indicadas para melhorar a aparência de dentes tortos, com manchas, separados, quebrados ou com pouco volume, as lentes de contato dentais proporcionam ao paciente um sorriso ainda mais branco, melhorando assim a sua autoestima.
Entre as principais vantagens das lentes de contato, podemos citar:
Tanto a resina quanto a lente de contato têm como objetivo tornar o sorriso mais simétrico, os dentes mais visíveis e o resultado da harmonização facial mais eficiente. No entanto, para determinar a melhor opção para o seu caso, é necessária a avaliação prévia com um dentista para um plano de tratamento mais assertivo.
Por isso, busque a orientação de profissionais de confiança, que atendam em ambientes seguros e certificados para garantir o máximo de proteção à sua saúde, além de um resultado satisfatório ao final do tratamento.
Não há um valor específico para a harmonização orofacial. Assim como os demais procedimentos odontológicos, é necessária uma avaliação individual e personalizada para analisar as necessidades de cada paciente e definir as melhores opções de tratamento.
Conheça alguns casos clínicos realizados pela nossa equipe e entenda as etapas necessárias para um tratamento estético com Lente de Contato Dental.