R. Visconde de Pelotas, 905 / Salas 31/32 / 95020-180 / Centro – Caxias do Sul/RS
(54) 3225-1017 (54) 99196-6640Apesar de não oferecem graves problemas à nossa saúde, dentes manchados geram incômodos e podem afetar nossa autoestima. Com isso em mente, é fácil entender o porquê do constante aumento pela procura de tratamentos dentários de cunho estético. Entre tantas opções válidas no mercado, como a colocação de lentes de contato dental e facetas em resina, há uma que oferece resultados tão bons quanto as anteriores para esses casos: a microabrasão.
Quer saber mais sobre esse procedimento que pode ser ideal para você? Então vamos lá!
O sorriso perfeito nunca esteve tão em alta quanto nos dias de hoje. Felizmente, para consegui-lo, temos uma série de procedimentos. Da correção do sorriso gengival à remoção de manchas nos dentes, o leque de procedimentos odontológicos é vasto. A microabrasão faz parte desse conjunto de tratamentos, que visam te entregar o sorriso que você merece.
Consiste em uma técnica realizada sobre a camada mais externa do dente e que conta com a aplicação de um produto que, através das ações química e mecânica combinadas, remove as indesejadas manchas.
Nela, ocorre o desgaste controlado do esmalte dental, mas sem comprometer o tecido dentário ou a sua funcionalidade. Em suma, o procedimento tem foco na remoção das manchas do dente, especialmente das que estão na camada externa do mesmo.
Tendo como base a aplicação de ácidos (clorídrico ou fosfórico), o procedimento faz uso de instrumentos próprios para remover as manchas. Graças a rotatividade dos instrumentos e dos discos que são utilizados, a remoção do esmalte manchado é contínua, e o que determina a extensão dessa remoção é o tamanho da mancha.
Uma vez realizada a remoção, o profissional executa um polimento nos dentes tratados. Essa etapa visa assegurar que a camada externa fique menos sujeita aos pigmentos que causam mudanças da coloração dentária.
Finalizando o tratamento, ocorre a aplicação de flúor com o intuito de formar uma “barreira” que assegura a selagem do esmalte e sua resistência à formação de placas bacterianas.
Um dos fatores mais importantes antes da realização da microabrasão é a avaliação. Isso garante que o procedimento é, de fato, o mais indicado para remover as manchas incômodas. Afinal, dependendo da peculariadade de cada caso, outros tratamentos podem ser mais indicados.
De uma maneira geral, as manchas que podem ser removidas com a microabrasão são aquelas:
Apesar da microabrasão promover um desgaste no dente, ele é mínimo, em torno de 10 μm. Este não é perceptivo, não causa sensibilidade, e não compromete a estrutura do mesmo. O maior risco desse tratamento é o mau diagnóstico, já que é necessária uma avaliação séria para identificar o que motivou o surgimento da pigmentação no dente.
Como é de praxe em todos os procedimentos odontológicos, existem uma série de questões que devem ser consideradas antes de optar pela realização de certos tratamentos. A microabrasão não é exceção à regra.
Entre as vantagens dessa técnica, podemos elencar aspectos como sua rapidez e segurança; o grande número de situações em que pode ser aplicada; o custo reduzido frente a outros procedimentos com o mesmo propósito; e sua associação com outros tratamentos odontológicos.
Por outro lado, a microabrasão também é contraindicada para casos em que as manchas estão em camadas mais profundas do esmalte dental ou de cáries e outras doenças bucais. Além disso, é importante ressaltar que é necessário um profissional capacitado e com expertise na técnica para indicá-la e realizá-la.
Conheça alguns casos clínicos realizados pela nossa equipe e entenda as etapas necessárias para um tratamento estético com Lente de Contato Dental.