R. Visconde de Pelotas, 905 / Salas 31/32 / 95020-180 / Centro – Caxias do Sul/RS

(54) 3225-1017 (54) 99196-6640

Tratamentos Ruzzarin Odontologia

Apicectomia

ruzzarin odontologia

Quando o tratamento de canal não resolveu o problema de cárie, uma alternativa é a cirurgia parendodôntica ou apicectomia. Esse tratamento também pode ser realizado em casos de lesões que não regridem, cistos e granulomas mais resistentes a outras técnicas, além de situações com risco de fratura da raiz do dente. Saiba mais!  

O que é apicectomia?

A apicectomia é uma das opções de tratamento para lesões nos dentes realizada pela equipe da Ruzzarin Odontologia. Essa técnica cirúrgica, conhecida também como cirurgia periapical ou parendodôntica, é aplicada em especial quando há lesão na ponta do dente.

A técnica da apicectomia pode ser utilizada tanto de forma isolada, quanto em conjunto com o próprio tratamento de canal para resolução dos problemas bucais do paciente. Justamente por isso, envolve uma equipe de dentistas especializados, como o endodontista e o cirurgião bucomaxilofacial.

Quais os tipos de cirurgia parendodôntica?

Dentro da odontologia, existem diferentes técnicas voltadas a solução das complicações endodônticas. Entre elas estão: curetagem com alisamento ou plástica apical, apicectomia e obturação do canal radicular simultânea com a cirurgia. As mais realizadas pela equipe da Ruzzarin Odontologia são a apicectomia tradicional e a com instrumentação e obturação retrógrada.

Apicectomia tradicional

Na apicectomia tradicional, o cirurgião-dentista faz uma abertura ao redor do ápice da raiz do dente para curetar a lesão e remover o tecido inflamado ou infeccionado.

Apicectomia com instrumentação e obturação retrógrada

Já na apicectomia com retro instrumentação e retro obturação, o endodontista faz a abertura e corta o ápice da raiz ou raízes do dente. Na sequência, efetua a instrumentação e a obturação retrógrada.

Quando fazer uma apicectomia?

O ápice do dente é a ponta da raiz e sempre que existe uma infecção ao seu redor, o osso do entorno acaba fazendo uma reabsorção. Nessas situações, o procedimento inicial a ser feito é o tratamento de canal, mas, em alguns pacientes ele acaba não sendo totalmente efetivo.

Então, a opção é a apicectomia, que promove a remoção da ponta da raiz do dente e de todo o tecido afetado ao seu redor. Dependendo do caso, apicectomia e tratamento de canal podem ser realizados ao mesmo tempo.

Entretanto, essa cirurgia é contraindicada para pessoas que possuam problemas crônicos ou sanguíneos, como a diabetes. Para esses pacientes, o ideal é primeiro fazer o controle das doenças e depois uma avaliação minuciosa com o cirurgião-dentista, antes de definir o melhor tratamento bucal.

Como é feita a cirurgia na raiz do dente?

Toda a cirurgia é muito rápida e feita com aplicação de anestesia, para reduzir ao máximo o desconforto do paciente durante todo o procedimento. O dentista faz um pequeno corte e abertura na gengiva para acessar a ponta da raiz do dente e poder visualizar toda a região infeccionada.

A partir disso, o cirurgião remove os tecidos afetados com o auxílio de brocas ou ultrassom. Na sequência, obtura o ápice do dente (ponta da raiz), higieniza e fecha a abertura com suturas.  

Pós-operatório da apicectomia

O período pós-operatório da cirurgia é muito importante para garantir o sucesso de todo o tratamento. O dentista irá indicar todos os cuidados específicos para o caso de cada paciente, bem como possíveis medicações.

Porém, algumas recomendações gerais devem ser seguidas para uma recuperação rápida e tranquila:

  • Evitar bochechos nas primeiras 48 horas para facilitar a coagulação do local operado e evitar sangramentos;
  • Não consumir alimentos e bebidas quentes nas primeiras 48 horas, pois eles aumentam a vasodilatação, podendo causar hemorragias;
  • Repousar e não realizar atividades físicas no período determinado pelo dentista;
  • Evitar consumir alimentos mais duros, para não abrir a sutura;
  • Utilizar uma escova de dentes extra macia para fazer a higiene bucal, mas sem pressionar muito a região operada.

A remoção dos pontos é feita em consultório, dentro de um período que varia de cinco a dez dias. Após isso, o paciente retoma suas atividades cotidianas normalmente, e a área que passou pela apicectomia não costuma ficar com cicatrizes.


Tem alguma dúvida sobre os nossos tratamentos? Envie sua mensagem no formulário abaixo


    Resultados de pacientes da Ruzzarin Odontologia.

    Conheça alguns casos clínicos realizados pela nossa equipe e entenda as etapas necessárias para um tratamento estético com Lente de Contato Dental.