R. Visconde de Pelotas, 905 / Salas 31/32 / 95020-180 / Centro – Caxias do Sul/RS
(54) 3225-1017 (54) 99196-6640O clareamento interno é uma técnica utilizada para casos em que o paciente apresenta um ou mais dentes de coloração diferente, como consequência de problemas bucais que afetam a estrutura dentária. O procedimento tem um passo a passo específico e é realizado na parte interna do dente. Saiba mais!
O clareamento interno é uma técnica indicada para devolver a cor natural dos dentes e melhorar a autoestima do paciente. O procedimento trata exclusivamente aquele dente mais escurecido com um gel clareador – o efeito é o mesmo do clareamento convencional, mas o passo a passo é diferente.
No clareamento interno, o dentista faz uma abertura na parte de trás do dente para acessar o ponto que está escurecido. Depois disso, aplica o agente clareador, normalmente um composto de peróxido de hidrogênio.
O gel é deixado na parte interna dos dentes por alguns dias e trocado dentro de um período determinado pelo profissional, até que a cor natural seja restabelecida e o sorriso fique homogêneo.
Importante é procurar um cirurgião-dentista qualificado, e em muitas vezes casos o endodontista é quem realiza esta técnica por já possuir uma familiaridade com o acesso para trabalhar.
Cair, bater, fraturar. Existem diferentes tipos de traumas dentários que podem mudar a coloração dos dentes, seja por afetar a estrutura interna – como a necrose de polpa – ou até provocar hemorragias. Esses traumas precisam ser acompanhados pois, em alguns casos, exigem tratamento de canal e somente após é realizado o clareamento interno.
A técnica do clareamento interno é a mais indicada para corrigir a cor de dentes que passaram por tratamento de canal, pois, além dos traumas, esse é mais um fator que pode levar ao escurecimento. Outro ponto é que, em qualquer caso de clareamento interno, o recomendado é o paciente já ter o canal bem tratado, a fim de evitar problemas futuros.
Quando ocorre o tratamento de canal, o cirurgião abre a parte de trás do dente e depois fecha com resina. No clareamento interno, essa mesma resina é removida para que o gel seja colocado na coroa dentária.
O procedimento é feito entre uma ou até quatro sessões, dependendo do grau de escurecimento dos dentes e dos desejos do paciente. Isso ocorre porque o gel precisa ser trocado a cada três ou quatro dias, até que se chegue à cor exata do restante da arcada dentária.
Entretanto, é muito importante ressaltar que o clareamento interno não é indicado em todas as situações, por isso, a avaliação do dentista é essencial.
Além da melhora estética do sorriso – o que aumenta a autoestima e o bem-estar do paciente -, a técnica é muito segura. Não existe desgaste do esmalte dentário, pois todo cuidado é tomado pelo nosso endodontista Fabiano Bonatto, que utiliza sempre o microscópio operatório afim de evitar desgaste desnecessário de dentina resultando na longevidade do tratamento e do dente.
Não é possível definir de antemão o valor do tratamento, pois isso vai depender da avaliação minuciosa do cirurgião-dentista. Pode haver a necessidade de fazer o tratamento de canal ou algum outro procedimento antes do clareamento, o que influencia no preço, bem como o número de dentes que receberão a técnica. Portanto, a melhor indicação é procurar um profissional especializado para analisar o caso.
Conheça alguns casos clínicos realizados pela nossa equipe e entenda as etapas necessárias para um tratamento estético com Lente de Contato Dental.