5 hábitos essenciais para evitar as cáries

Conheça 5 hábitos essenciais para evitar as cáries.
Conheça hábitos simples que contribuem para a saúde da sua boca. | Foto: Reprodução

A cárie não é assunto apenas de criança. Diferente do que muitos pacientes pensam, o problema dentário afeta quase 100% dos adultos, sendo uma das doenças não contagiosa mais comuns do mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Saiba como hábitos simples podem contribuir para a qualidade da sua saúde bucal e prevenção.

1) Realize a higiene bucal após as refeições

É quase inevitável falar em saúde bucal sem citar a importância da higiene bucal. Afinal, a escovação dos dentes após as refeições auxilia na remoção dos alimentos e, principalmente, de doces e açúcares, os maiores vilões de nossos dentes. Desta forma, além de ser importante que estes alimentos sejam evitados, a constante limpeza da boca e dos dentes é o primeiro passo para prevenir a cárie, tanto em crianças, quanto em adultos.

2) Evite o acúmulo das bactérias da placa

Assim como a escovação e a higiene bucal auxiliam na limpeza dos dentes, elas também contribuem para remover as bactérias da placa. Apesar de ser comum, a elevada quantidade destas bactérias e o seu acúmulo pode afetar a saúde da sua boca, favorecendo o surgimento da cárie. Procure a avaliação de um dentista e inicie o tratamento mais indicado para prevenção.

3) Visite seu dentista periodicamente

Sim, a visita periódica ao dentista é uma das formas mais indicadas para saber sobre a saúde da sua boca. É essencial estar atento às alterações nos dentes, pois apesar da cárie ser comum em diferentes fases da vida, ela pode ocasionar a perda dos dentes e prejudicar na funcionalidade da arcada dentária. Em casos de pacientes adultos com restaurações, por exemplo, ela também pode atingir a raiz do dente e, em casos específicos, agravar doenças, como diabetes e problemas cardíacos.

4) Utilize produtos dentários com flúor

O flúor é uma das formas mais efetivas de preservar a saúde da boca e dentes. Sua ação auxilia na prevenção da perda de minerais dos dentes e ajuda no processo de remineralizarão, evitando assim o deterioramento dental.

5) Cuide do seu sorriso

Além de realizar a higienização correta e diária dos dentes, acompanhe seu sorriso e confira se há alterações, como manchas ou falhas. Observe e analise seus dentes com atenção, pois além da beleza, a saúde da sua boca é primordial para a saúde do seu organismo.