R. Visconde de Pelotas, 905 / Salas 31/32 / 95020-182 / Centro – Caxias do Sul/RS

(54) 3225-1017 (54) 98445-2523

Giovana Rech

Biovolume e aumento de coroa clínica para corrigir sorriso gengival

Um problema que não interfere diretamente na saúde bucal, mas pode afetar a autoestima de muitas pessoas, é o sorriso gengival (a exposição excessiva da gengiva ao sorrir ou ao falar). Esse excesso de exposição da gengiva no sorriso era exatamente o que incomodava a paciente Giovana Rech. Ela queria dentes mais aparentes e um sorriso maior e acabou procurando a Ruzzarin Odontologia.

A Gio mora na Inglaterra, mas decidiu vir até a clínica para fazer um tratamento inovador no Brasil: a combinação de aumento de coroa clínica e biovolume. Neste Caso Clínico você confere todos os detalhes desse processo, que começou com o planejamento à distância e terminou sendo um sucesso!

Planejamento digital e a distância

Como a paciente mora em outro país, todo o planejamento do caso foi feito, incialmente, à distância, com fotos e outros materiais enviados pela Gio. No projeto inicial, seria feita uma reabilitação estética com as lentes de contato dentais, uma plástica gengival para deixar os dentes mais visíveis e um preenchimento labial.

Entretanto, tudo isso mudou quando ela chegou para a primeira consulta presencial na Ruzzarin Odontologia. Nossa equipe percebeu que os dentes da Gio eram lindos e saudáveis, e que o trabalho, na verdade, seria um pouco mais complexo, com foco em reanatomizar e tirar volume da gengiva, praticamente uma “lipo” gengival.

Para esse caso clínico, o tratamento escolhido foi uma técnica inovadora, feita por seletos profissionais no Brasil e aqui na Ruzzarin Odontologia: o aumento de coroa clínica estético aliado à aplicação de biovolume.  

Aumento de coroa clínica e sorriso gengival

A cirurgia de aumento da coroa clínica é uma das técnicas mais indicadas quando o assunto é sorriso gengival. É um procedimento relativamente simples, realizado no próprio consultório, tendo como principal objetivo ampliar a área visível dos dentes, expondo mais o dente e diminuindo a quantidade de exposição da gengiva ao sorrir. Foi exatamente essa técnica que utilizamos no caso da Gio!

O aumento de coroa estético também é um recurso para que o cirurgião-dentista possa regularizar a aparência dos dentes ou nivelar a gengiva, melhorando a estética da boca e a autoestima do paciente. Na prática, essa cirurgia remove o excesso de gengiva, expondo a coroa dentária. É por isso que os dentes parecem maiores e o sorriso fica mais aparente!

Essa remoção do excesso de gengiva é feita com bisturi eletrônico ou lâmina, usando a anestesia local para que o paciente não sinta nenhum incômodo, e depois a gengiva é suturada. Porém, apenas isso não seria suficiente para chegar ao resultado esperado pela Gio e pela equipe da Ruzzarin Odontologia. Portanto, ela passou por um tratamento combinado, com uma técnica exclusiva na região!

Tratamento combinado com biovolume? Só na Ruzzarin Odontologia!

A técnica associada de aumento de coroa estético e aplicação de biovolume faz o reposicionamento do lábio, dando mais volume para a região maxilar, impedindo que o lábio suba em excesso e o paciente mostre muito a gengiva. No tratamento da Gio, o biovolume reanatomizou a arcada dentária superior e freou o movimento do lábio, impedindo que acontecesse a elevação/inversão labial quando a paciente sorrisse e falasse. 

A cirurgia para colocação do biovolume também é feita com anestesia local. Ele é fixado à estrutura óssea com 2 parafusos delicados, embaixo da gengiva. Ele funciona como se fosse uma “prótese de silicone mamária”, feito de um material biocompatível e que se adapta ao organismo do paciente.  Os dois procedimentos (aumento de coroa clínica+biovolume) foram feitos na mesma cirurgia de uma maneira tranquila e a paciente já pôde ver o novo tamanho do seu dente assim que terminou a cirurgia.

No caso da Gio, esse procedimento reposicionou os tecidos e deu mais projeção para o lábio superior, o que criou uma “barreira” natural. Com esse volume extra, não há mais o movimento excessivo do lábio para cima, a gengiva não fica mais tão exposta e, consequentemente, não existe um espaçamento tão grande entre a parte superior dos dentes e o próprio lábio.

O biovolume é confeccionado após o escaneamento digital da boca do paciente, além de outros exames e é criado especificamente para cada pessoa, de acordo com as suas características anatômicas. Esse tratamento, apesar de complexo, é uma excelente alternativa para solucionar casos de sorriso gengival, e você só encontra aqui na Ruzzarin Odontologia!

VOCÊ TAMBÉM PODE TER O SORRISO PERFEITO

Nossos protocolos são personalizados e pensados de acordo com as suas necessidades. Se você tem o sonho de harmonizar o seu sorriso, clique no botão abaixo e saiba mais sobre como nós podemos te ajudar a conquistar este objetivo!