R. Visconde de Pelotas, 905 / Salas 31/32 / 95020-182 / Centro – Caxias do Sul/RS

(54) 3225-1017 (54) 98445-2523

Franciele Lazzari

A naturalidade das lentes de contato dentais

Os pacientes que procuram a Ruzzarin Odontologia são sempre exigentes e atentos aos mínimos detalhes, na busca por um sorriso lindo. Então, quando o paciente também é dentista, o desafio é ainda maior! Depois de anos de incômodo, a Dra. Franciele Lazzari resolveu que era o momento de corrigir uma agenesia. Assim, encontrou nas lentes de contato dentais a solução rápida, eficiente e natural, que eram seus objetivos. Confira no artigo de hoje como foi o tratamento da Fran, paciente e também cirurgiã-dentista.

O que é microdontia e agenesia dos dentes?

A Fran tem uma condição chamada de agenesia dental: a ausência de um dos dentes.  No caso dela, a agenesia é do incisivo lateral esquerdo. Já no lado direito, o incisivo lateral apresenta microdontia, ou seja, ele tem um tamanho menor do que o normal.

A falta de um dente e a pequenez do outro são genéticas. A paciente nasceu assim e, por isso, sentia um desconforto sobre o próprio sorriso, apesar de os demais dentes serem perfeitos. Então ela decidiu, depois de muito pesquisar, que 2020 seria o ano para corrigir essa situação!

A escolha do melhor tratamento

Cirurgiã-dentista, uma das preocupações da Fran era conservar ao máximo a estrutural natural dos dentes. Por isso, ela decidiu fazer o procedimento de correção com o Dr. Fabrício Ruzzarin, que faz acompanhamentos duradouros com pacientes há mais de 10 anos.

O planejamento começou com a análise da simetria da paciente, em que foi notado um leve desvio da linha média – a linha imaginária que divide o rosto – por conta da má formação dos dentes. A partir disso, a Fran recebeu três opções de tratamento: ortodontia, reanatomização dos dentes, ou colocação lentes de contato dentais.

Lentes de contato: resultado rápido e natural

No tratamento ortodôntico, seria aberto um espaço na boca com auxílio de aparelhos para colocar um implante no local do dente que estava faltando. Na reanatomização, a ideia era criar um incisivo do lado esquerdo e ampliar o dente do lado direito com resina. Já as lentes de contato dentais fariam a correção do sorriso sem desgaste e num curto período. A Fran escolheu a terceira opção.

Assim, o tratamento dela foi feito com a colocação de laminados cerâmicos sobre os dentes, melhorando a fonética, a mastigação e a parte estética. No trabalho com as lentes de contato, o canino do lado esquerdo foi aplainado para simular o incisivo, e o dente pré-molar do mesmo lado cresceu e se tornou o novo canino. No lado direito, o dente incisivo que era pequeno foi aumentado a partir da lente de contato.  

Respeito aos desejos do paciente

Como a Fran estava determinada a resolver o problema em um período curto de tempo, ela escolheu o tratamento com as lentes dentre as opções apresentadas durante o planejamento, decisão acatada pelo Dr. Fabrício. Assim, dentro de apenas quatro consultas, a agenesia e a microdontia já estavam solucionadas, em procedimento rápido e minimamente invasivo.

Mesmo trabalhando na área, a própria Fran se surpreendeu ao ver seu novo sorriso finalizado. Ela não conseguiu perceber a diferença entre os dentes com as lentes e aqueles sem, demostrando a naturalidade do resultado e a harmonia com o rosto.

VOCÊ TAMBÉM PODE TER O SORRISO PERFEITO

Nossos protocolos são personalizados e pensados de acordo com as suas necessidades. Se você tem o sonho de harmonizar o seu sorriso, clique no botão abaixo e saiba mais sobre como nós podemos te ajudar a conquistar este objetivo!